História: A Revolta da Balaiada, no Maranhão, completa 181 anos

Há 181 anos, explodia a Balaiada, revolta que uniu escravos e sertanejos no Maranhão

A revolta da Balaiada iniciou no Maranhão em 13 de dezembro de 1838. Na última sexta-feira (13), quando a insurreição popular completou 181 anos, o portal Brasil de Fato resgata um material histórico produzido pela Radioagência em parceria com o Opera Mundi:

Em dezembro de 1838, eclodiu a revolta popular conhecida como Balaiada, na província do Maranhão. Com início no dia 13 daquele mês, o levante se estendeu até o ano de 1841. O nome da revolta faz referência ao apelido de uma de suas principais lideranças, o artesão Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o “Balaio” (pelo fato de fabricar cestos).

A Balaiada se diferencia de outras revoltas do período anterior à Proclamação da República, por ter sido um movimento majoritariamente popular e contra os grandes proprietários agrários da região. As causas da revolta estavam relacionadas às condições de miséria e opressão da população.

Hoje na História é uma produção da Radioagência Brasil de Fato e do Opera Mundi. Clique no link abaixo, para ler o trabalho na íntegra e para ter acesso ao áudio, diretamente no Portal Brasil de Fato.

https://www.brasildefato.com.br/2019/12/13/ha-181-anos-explodia-a-balaiada-revolta-que-uniu-escravos-e-sertanejos-no-maranhao/